quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hospedarias tradicionais, ryokans são opções para conhecer de perto a cultura japonesa


  • Jardim do ryokan Charoku, hospedaria tradicional do Japão
    Jardim do ryokan Charoku, hospedaria tradicional do Japão
Você planejou a viagem para o Japão cuidadosamente: escolheu a cidade, os pontos turísticos e um lugar para ficar. As opções comuns são os hotéis, mas se o destino é a Terra do Sol Nascente, por que não mergulhar em sua cultura a começar pela hospedagem? Isso é possível nos ryokans, nome dado às hospedarias típicas do país e que carregam grande tradição.
A principal característica desses estabelecimentos é possuir quartos tipicamente japoneses. Isso quer dizer que, normalmente, o chão é forrado com tatame, piso feito com palha de arroz prensado, e se dorme em futons, conjunto composto por um colchão fino e edredon.
Os ryokans estão em declínio nas grandes e modernas cidades, como Tóquio, mas ainda são numerosos em províncias mais tradicionais, como Kyoto e Nara. Como os hotéis, existem várias categorias: dos mais simples até os mais luxuosos - e o luxo aqui entendido como, além de quartos espaçosos, estabelecimento com centenas de anos de história. Aliás, essas hospedarias são alguns dos estabelecimentos com maior tempo de atividade, algumas com mais de 1.300 anos. O Keiunkan, que fica perto do monte Fuji e data do ano 705, está no Livro Guinness como o hotel mais antigo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário