quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conheça a Turquia em um roteiro pelos principais monumentos do Império Otomano


"O único jeito de se chegar à mesquita Semsi Pasha é pela água", disse o meu guia enquanto o nosso barquinho balançava ao passar por dois navios-tanque no Estreito de Bósforo. Na costa, os domos e minaretes de algumas das quase três mil mesquitas de Istambul se delineavam no horizonte dessa cidade inigualável.

Conheça as principais obras do arquiteto Sinan na Turquia

Foto 1 de 23 - Mesquita Suleymaniye em Istambul é um dos principais trabalhos do arquiteto Sinan, que marcou a arquitetura do Império Otomano no século 16 Piotr Redlinski/The New York Times
Não demorou para que o capitão fizesse a primeira das várias tentativas de passar no meio dos pescadores que jogavam suas redes em alto-mar. Minutos depois, entre os gritos das gaivotas, desembarcamos em Uskudar, do lado asiático, e paramos na frente da Semsi Pasha, construída no século 16 e uma das menores mesquitas da cidade, micro versão de templos gigantescos como a Mesquita Azul. Com paredes simples de pedra e apenas uma amostra de vitral nas paredes, seu interior discreto é uma invocação reprimida e elegante do paraíso na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário