quarta-feira, 11 de julho de 2012

Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)

259721 aparecida1 Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)
Se você já ouviu falar em romarias ou peregrinações, sabe o que é o Turismo Religioso. Diferente das modalidades tradicionais de turismo, este é um estilo de viagem movido por um elemento quase subjetivo: a fé. No mundo inteiro, fiéis de todas as religiões e crenças se organizam para visitar locais que tenham referência religiosa e que signifiquem a materialização de algo em que acreditam. No Brasil, em que o predomínio religioso fica por conta da Igreja Católica, um dos destinos mais procurados é a cidade de Aparecida, popularmente conhecida como Aparecida do Norte, no estado de São Paulo.
A principal atração do local para o turismo religioso em Aparecida do Norte é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, também chamado de Basílica Nova. O local foi construído durante a década de 50 para abrigar a imagem da santa padroeira do Brasil e tem dimensões impressionantes, capazes de abrigar até 45 mil fiéis: são quatro naves principais, que formam uma cruz. Desde 1984, a Basílica é reconhecida como Santuário Nacional, título conferido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Outros grandes destaques de Aparecida do Norte são a Matriz da Basília, a primeira a ser construída na cidade, durante o século XVIII; a Passarela da Fé, que leva à Basílica Nova; o Teleférico, capaz por conduzir os visitantes à parte alta da cidade; e o Porto Itaguaçu, de grande importância histórica, já que é onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada há quase 300 anos.
259721 aparecida2 Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)
História
Se hoje Aparecida do Norte é um dos principais destinos do Turismo Religioso no Brasil, os motivos que levaram o município a alcançar esse status não são poucos. Tudo começou diante de um fato considerado por muitos fiéis como um milagre: em 1717, três pescadores encontraram, no Rio Paraíba do Sul, a imagem de uma santa negra. Após esta aparição, foi considerado que o local poderia ser abençoado e, desde então, as atividades da cidade giram em torno da religião. Durante todo esse tempo, a imagem foi protegida e preservada, com exceção de um episódio em que sofreu um ataque e foi estilhaçada em diversos pedaços, em 1978. Na época, a imagem foi totalmente restaurada e hoje é exposta na Basílica Nova, o Santuário Nacional de Aparecida do Norte.
259721 aparecida3 Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)
Eventos importantes
Durante todo o ano, diversos eventos são realizados em Aparecida do Norte. No mês de janeiro, a festa de Folia dos Reis, em homenagem aos Três Reis Magos é a grande atração local, com comemoração que reúne milhares de turistas nas ruas da cidade. Durante o feriado de Corpus Christi a rotina da cidade também é intensificada, com celebrações no Santuário Nacional e procissões pelas ruas da cidade. A sexta-feira da Paixão também é uma data especial: a cidade recebe a encenação da Paixão de Cristo, que é assistida por milhares de fiéis. O mês de julho é marcado por duas romarias conhecidas: a Romaria Fluvial e a Romaria de São Luiz. Já em outubro acontece a grande festa em homenagem à Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida, cujo dia é comemorado em 12 de outubro. Para saber mais sobre a cidade, acesse:http://www.aparecida.sp.gov.br
Fonte:Mundo das tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário