quinta-feira, 28 de junho de 2012

FERNANDO DE NORONHA

Vista para os dois irmãos
O paraíso existe, fica na Terra e tem nome e sobrenome: Fernando de Noronha. Com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas... o arquipélago só pode ser uma filial do Éden a 545 quilômetros do Recife.

Mar de Noronha: Golfinhos chegam bem perto das embarcações e dão shows de acrobacia -
Mar de Noronha: Golfinhos chegam bem perto das embarcações e dão shows de acrobacia - Foto: Acervo ADEFN
Acessível por avião ou navio, Noronha não é um destino barato – todos os produtos disponíveis no arquipélago vêm do continente, o que encarece os preços do pãozinho à gasolina. E ainda tem a taxa de permanência, que não é muito em conta. Mesmo assim, não venha para ficar apenas dois dias. 

Cada tostão gasto na ilha é muito bem recompensado pelos cenários vislumbrados em cima e embaixo d´água. Entre eles estão as praias da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão – listadas entre as dez mais bonitas do Brasil – e os morros dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha. 


A ilha é pequena, tem apenas 17 quilômetros quadrados e a menor BR do país - a 363, com seis quilômetros de extensão – o que facilita desbravar o território. Com as praias divididas em mar de dentro e mar de fora, é fácil coordenar a infinidade de atrativos eatividades. Tem caminhada, caiaque, passeios de barco e de bugue, observação de golfinhos... mas o que não pode ficar de fora do roteiro de jeito nenhum é o mergulho de garrafa, afinal, estamos falando de um dos melhores lugares do mundo para a prática do esporte. 

Para quem não encarar a descida nem mesmo em um batismo – mergulho acompanhado por instrutor a 15 metros de profundidade em média –, basta uma máscara e um snorkel para se divertir e se encantar com as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia, que vão muito além dos peixinhos e dos corais coloridos – tartarugas e arraias dão o ar da graça e nadam lado a lado com os visitantes. O surfistas também fazem a festa em Noronha. De dezembro a março, as praias da ilha ganham ondas perfeitas que variam de dois a cinco metros.  

Para entender como Noronha, descoberta em 1503, continua tão preservada, é simples.  Até 1982 o lugar funcionou ora como presídio, ora como área militar. Somente nos anos 90 a ilha foi aberta ao turismo, e mesmo assim, com muitas restrições, uma vez que foi transformada em Parque Nacional Marinho e tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. 

Para se ter uma idéia do controle, apenas 700 pessoas podem pernoitar no arquipélago ao mesmo tempo. Estes felizardos curtem ainda as animadas palestras na sede do Ibama/Projeto Tamar, seguidas pelo forró do Bar do Cachorro. Para completar, Noronha está sempre com uma hora a mais que Brasília. Na ilha, é sempre horário de verão!



PÔR DO SOL

Espetáculo é acompanhado das praias do mar de Dentro
O pôr-do-sol acontece no lado das praias do mar de dentro. As mais disputadas são Conceição e Cacimba do Padre, além da praia do Boldró, onde o espetáculo pode ser contemplado em um mirante nos arredores do Forte de São Pedro.

MERGULHO

As águas transparentes e a diversidade da fauna marinha fazem de Fernando de Noronha um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. No cardápio – que traz alimentos para os olhos e a alma – estão cardumes variados e coloridos, arraias, tubarões, tartarugas, moréias, barracudas, golfinhos, esponjas e corais. A visibilidade chega a 50 metros e a ilha oferece ainda mergulhos noturnos – apenas para credenciados. 

Para quem não tem prática, as operadoras locais oferecem o batismo, um mergulho de cerca de 15 metros de profundidade orientado por um instrutor e que inclui os equipamentos, como roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato. 

Principais pontos de mergulho

Mar de dentro

Naufrágios

A 62 metros de profundidade, na Ponta da Sapata, a corveta Ipiranga é considerada o naufrágio mais conservado do Brasil. Naufragada em 1983, a embarcação está a 20 minutos do porto. Já na baía de Santo Antônio fica o navio grego Eleane Stathatos, a sete metros de profundidade e afundado nos anos 30. Por estar perto da orla, é possível chegar ao local a nado, podendo ser observado também em mergulho livre. 

Laje Dois Irmãos

Fica próxima aos rochedos dos Dois Irmãos, em frente à Baía dos Porcos. São várias formações de pedra incrustadas de esponjas onde há grande quantidade de peixes, arraias-manteiga e até tubarões. A profundidade máxima é de 25 metros.

Buraco do Inferno

Nos arredores da Ilha Rata, a gruta submersa tem formações coralíneas e a profundidade é de 18 metros.

Cordilheira

Próxima ao Buraco do Inferno, a Cordilheira é um paredão rochoso de 35 metros, repleto de arraias-chitas e cardumes diversos.

Cabeço da Sapata
O paredão, nos arredores da Ponta da Sapata, chega a 40 metros de profundidade.

Mar de Fora

Iuias

A laje próxima à Ponta das Caracas tem 24 metros de profundidade e grandes paredes tomadas por esponjas, formando um corredor com peixes, tartarugas e tubarões.

Pedras Secas

O conjunto de rochas que chegam a 15 metros de profundidade oferece excelente visibilidade, além de formações interessantes como cânions e arcos. A fauna reúne barracudas e tartarugas. As Pedras Secas ficam próximas à Enseada da Caieira.

Ilha do Frade

Em frente à praia do Atalaia, a Ilha do Frade tem profundidade de 20 metros. 

Ilha do Meio

Os arredores da Ilha do Meio são repletos de tocas e cavernas, com profundidades máximas de 15 metros.

AS PRAIAS DE FERNANDO DE NORONHA

Fernando de Noronha é dividida em duas costas - o mar de dentro, voltado para o Brasil; e o mar de fora, voltado para a África. As praias de águas cristalinas ficam voltadas para o país, entre elas, as mais bonitas da ilha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É deste lado também que o sol se põe, reunindo turistas e nativos nas praias do Cachorro e da Conceição. Independente do lado escolhido, não esqueça da máscara e do snorkel - em qualquer uma das praias, a rica vida marinha é surpreendente. Leve também água e lanche, uma vez que não há infra-estrutura de barracas na maioria das praias. E não esqueça de trazer o lixo de volta.

BAÍA DOS PORCOS 


O acesso é difícil – só dá para chegar à Baía dos Porcos a pé, vindo da Cacimba do Padre em uma caminhada de 15 minutos pela areia, além de um trecho de pedras. Mas o esforço é recompensado pela pequena praia com faixa de areia estreita e muitas pedras que formam piscinas de águas transparentes. O paredão altíssimo e a vista do Morro Dois Irmãos completam o visual de tirar o fôlego.
Vista para os dois irmãos

CACIMBA DO PADRE

Uma da maiores praias da ilha – 900 metros de extensão – a praia da Cacimba do Padre abriga outro cartão-postal de Noronha: o Morro Dois Irmãos. E as belezas não terminam por aí. As águas são verdes e repletas de vida marinha, a areia é clara, fofa e com búzios, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. No verão, as ondas chegam a cinco metros. Bom local para apreciar o pôr-do-sol.

Maravilha Brasileira

PRAIA DA CONCEIÇÃO


Aos pés do Morro do Pico, um dos cartões-postais de Noronha, a praia da Conceição tem fácil acesso e mar calmo, reunindo a turma do frescobol. No verão, os surfistas tomam conta da paisagem em função das boas formações de ondas. O canto direito abriga o Morro de Fora, com piscinas e peixes. É um dos melhores pontos da ilha para apreciar o pôr-do-sol.

Um verdadeiro espetáculo da natureza.
Fonte:feriasbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário